Testamos o “Driver Maravilha” GeForce 337.50, veja os resultados!

BATTLEFIELD 4

Este jogo tem se dado muito bem com o AMD MANTLE, praticamente a ideia nasceu diretamente dentro da DICE em parceria com a AMD e era de se esperar que boas melhorias fossem percebidas.  Nos testes a seguir veremos sempre um gráfico primário mostrando taxa de quadros e no secundário o resultado de ganho percentual obtido, vamos a eles:   BF-FPS   BF-pp Ficou evidente que o AMD MANTLE consegue fazer a R9 290X bater a GTX 780 TI em números absolutos, também propiciou os melhores ganhos possíveis ,  21% de melhoria é muito significativo. Do lado da NVIDIA, 2.7% pode significar muita coisa, mas uma coisa é certa, BF4 já devia estar rodando otimizado o suficiente na arquitetura Kepler, talvez não seja possível obter vantagens muito maiores já que a DICE fez um trabalho soberbo neste aspecto.

STAR SWARM

STAR SWARM não é um jogo, é apenas um techdemo com viés de benchmark feito pela OXIDE para demonstrar as capacidades do NITROUS ENGINE que será usado em vários jogos como Galact Civilization III. Ele provavelmente tem tirado o sono da NVIDIA, pois AMD conseguiu que uma desenvolvedora implementasse o MANTLE obtendo ótimos resultados finais.

Geralmente quando uma Radeon roda o STAR SWARM com MANTLE ativado não se vê nenhum tipo de lag ou falhas nas imagem, o aumento da taxa de quadros e objetos processados é perceptível.   No caso da GTX 780 TI rodando STAR SWARM com o driver “maravilha”, em raras ocasiões foi possível ver algum tipo de engasgamento do teste, mas mesmo assim ficou claro que o driver novo estava bem melhor do que a sua versão anterior.  Vamos aos testes: SW-FPS   O resultado obtido aqui é muito interessante, o driver GeForce 337.50 consegue ultrapassar levemente o nível alcançado pelo AMD MANTLE, acredito que isso foi possível graças também à potência bruta a maior da GTX 780 TI que foi “tunada” especialmente para ser pouco melhor que a R9 290X. SW-pp Porém quando analisamos em termos de ganhos percentuais no gráfico acima, o AMD MANTLE consegue se sobressair no geral demonstrando que a abordagem de API ainda é a melhor forma de acelerar jogos deste tipo.

THIEF

Para testar Thief usamos o próprio benchmark embutido dele, seguem os resultados: Thief   Thief-pp Em Thief, o AMD MANTLE não conseguiu fartas melhorias, apenas 5 % de ganhos foram notados contra 11.26% do driver “maravilha” da NVIDIA.   Uma coisa interessante é que o MANTLE permite uma performance igual de uma GTX 780 TI sem o driver maravilha o que se pensarmos na proposta inicial dele que foi exatamente isso, nos mostra que o objetivo foi cumprido. Ao final, em qualquer placa a performance do jogo termina ótima.

JOGOS

Testamos vários jogos que usam DirectX para tentar entender até que ponto a dimensão das melhorias os afetavam, incluí também um jogo que usa NVIDIA PhysX e outro que usa AMD TRESS.

Ao final uma tabela de resumo será apresentada.  Vamos aos testes individuais primeiro: BAC-OFF_FPS   BAC-ON_FPS   BF4_FPS   c3_FPS   hma_FPS   mll_FPS   troff_FPS   tron_FPS

 

Para terminar segue a tabela resumindo os ganhos obtidos com o novo driver “maravilha”:

 

JogosResumo

Conclusão

Os resultados obtidos não foram tão uniformes como pensávamos anteriormente, o driver não tem um comportamento de ganho genérico para jogos que usam DirectX, na verdade o driver só exibe ganhos para jogos que sofreram algum tipo de esforço por parte da NVIDIA para ganharem performance.

No jogo BATTLEFIELD 4, fica evidente que os benefícios que o MANTLE trás aos jogadores é maior do que o ajuste feito pela NVIDIA no GF337.50, ao que parece, na GTX 780 TI, o jogo já estava otimizado o suficiente para alcançar a máxima performance nesta placa.

No techdemo STAR SWARM é inegável que o driver da NVIDIA otimizou todos os quatro cenários de testes tão bem como o MANTLE fez, porém aqui cabe uma observação,  como esta aplicação é nova no mercado, não sabemos realmente que tipo de otimizações para NVIDIA existiam antes no driver, possivelmente nenhuma.  Sabendo disso, NVIDIA teve muito mais facilidades para melhorar os resultados aplicando algum tipo de otimização de ultima hora.   O resultado final, trás a GTX 780 TI para o patamar esperado de performance  levemente acima da R9 290X.  Porém em termos de ganhos percentuais, aqui novamente o AMD MANTLE sai à frente do driver maravilha.

Slide7

 

Já no jogo THIEF, a interferência do MANTLE  foi menos notada, aparentemente o jogo já é muito bem otimizado em DirectX e não é o MANTLE que consegue extrair muito mais performance.  Já o Driver GF337.50 conseguiu melhorar 11.26% em cima da performance original (que já era boa).

Nos jogos que testamos aqui, os ganhos foram de 3.8% o que não significa muita coisa, os maiores beneficiados foram TOMB RAIDER (TRESS OFF) e BATMAN ARKHAN CITY.    Infelizmente jogos ultra demandantes como Crysis 3 e Metro Last Light não obtiveram ganhos significativos, seria muito bom ver estes jogos sendo acelerados de forma gratuita.

O novo driver oferece algum tipo de ganho, se não é em todos os cenários, ele ataca principalmente áreas de interesse da AMD, mas daí a dizer que o driver trará performance estelar para todos os jogos facilmente a impressão que dá é que isso não vai acontecer.   NVIDIA precisa otimizar o driver jogo a jogo para obter ganhos.  Isso explica porque vários jogos que testamos não tiveram resultados significativos, provavelmente não tiveram o foco da empresa.

Portanto se você acha que o driver fará maravilhas por todos os jogos instalados no seu PC, isso poderá não acontecer num primeiro momento ou talvez nunca, a probabilidade de vermos ganhos apenas nos novos games é maior pois é mais fácil para a NVIDIA fazer isso daqui para frente.  A impressão final que tive é que o driver trás a performance da GTX 780 TI para o lugar correto, mas sem muita inovação real, a placa foi lançada em resposta à R9 290X e era de se esperar que ela ficasse “alguma coisa” acima deste modelo sempre.

slide8NVIDIA também promete que estas melhorias também serão perceptíveis em suas placas de menor performance de gerações anteriores que forem compatíveis com o DirectX 11.   Não ficou claro se podemos esperar isso para todos os PCs do mercado, inclusive aqueles “da xuxa” que tanto povoam as casas dos jogadores ultimamente.    Pode existir também uma versão futura do driver que trará mais performance, mas não fomos informados de qual exatamente seria.

A proposta da NVIDIA parece ser boa, mas não temos 100% de certeza que ela vai bater o AMD MANTLE em todos os cenários existentes, de qualquer forma os próximos meses serão muito interessantes nesta batalha entre as duas gigantes do mundo das placas de vídeo.

Para baixar os drivers “maravilha”, clique no botão abaixo.

botao_download_2012

Comentários (via facebook)

Comentários

Comments are closed